A Vitória da Democracia

"A democracia ganhou! Este é o resultado das eleições presidenciais de 2026. A segunda volta é um mero formalismo para o que todos já sabem."

Tempo de leitura: 2 minutos

A democracia ganhou! Este é o resultado das eleições presidenciais de 2026. A segunda volta é um mero formalismo para o que todos já sabem. A democracia ganhou e ganhará sempre que as pessoas que votam tenham consciência em que mundo vivemos e como nos devemos relacionar com os outros habitantes deste planeta para que o futuro seja cada vez mais brilhante. Segundo os resultados oficiais de 18 de janeiro de 2026, cerca de 70% dos votos foram distribuídos por candidatos que não apoiam qualquer regime ditatorial ou autoritário.

Os resultados da primeira volta vêm dar razão à opção do PAN de se abster no apoio de algum dos candidatos que se apresentaram, isto porque se demonstra que existiu uma grande dispersão de votos e pouca capacidade de agregação das pessoas. Estas eleições não são partidárias, apesar da confusão que a comunicação social tende a fazer todos os dias. Deste modo, existiam várias opções viáveis para assumir a função de Presidente da República. A segunda volta coloca uma escolha óbvia em António José Seguro, enquanto representante dos valores dos direitos humanos e da defesa do nosso planeta perante a ação humana nefasta, que outros candidatos também representavam.

Num tempo de mudança da geopolítica mundial, só poderei apelar a que no momento do voto se use a cabeça para pensar. Pensar em como posso tratar os outros como gostava que me tratassem a mim. Democracia não é sobre ter mais razão do que outro, mas sim defender a nossa opinião e visão do mundo e chegar a um ponto de entendimento que seja bom para ambas as partes, com respeito pela opinião do outro. Só a democracia traz prosperidade e futuro, e é esse o caminho que os portugueses irão escolher.

Partilhe este artigo:

Hugo Ribeiro é, atualmente, Comissário Político na Concelhia de Valongo e na Distrital do Porto do PAN. Natural de Sobrado, Valongo, colabora habitualmente em plantações de árvores e limpeza das serras e dos rios.

Contraponha!

Discordou de algo neste artigo ou deseja acrescentar algo a esta opinião? Leia o nosso Estatuto Editorial e envie-nos o seu artigo de opinião.

Mais artigos da mesma autoria:

MAIS AUTORES