Tempo de leitura: 3 minutos

“A humanidade prospera quando líderes fabulosos estão presentes.”

Liderar é uma questão que vai muito além de mandar ou entregar resultados.

Atualmente, liderar é inspirar as pessoas, para que elas possam experimentar o melhor de delas e conseguir atingir um melhor desempenho, performance e propagar excelentes valores e princípios. Aliás, a liderança é o fator decisivo para o progresso da própria humanidade. Digo isso porque, se observarmos com atenção, percebemos que em todos os momentos que a humanidade evoluiu, havia líderes presentes, seja influenciando, seja inspirando. Os seus pensamentos, ideias, atitudes, ações e, principalmente, o seu exemplo, estava ali. Tanto positiva quanto negativamente. Sim, liderar pode ser algo extremamente positivo ou extremamente negativo. A humanidade prospera quando líderes fabulosos se fazem presentes. Assim também é a realidade de um país.

Observe uma nação que prospera e tenha certeza absoluta: a liderança desta nação foi decisiva para que isso ocorresse. Afinal, as ideias dos seus líderes, as suas escolhas, as decisões, as atitudes e ações são fundamentais para inspirar uma população, para fazer um país prosperar. Agora, o contrário também é verdadeiro. Quando um país não vai para frente, está a faltar a ação da liderança. Quer ver como isso é verdadeiro? Observe algo mais próximo de cada um de nós: o progresso de uma família.

Alguém liderou a sua família, e na sua família sabe quem é. No meu caso, a primeira grande liderança que tive contacto foi a minha avó. Ela liderou seis filhos e um negócio. Sim, a líder lá em casa era minha avó. E como é que ela fez isso? Com os livros que leu? Não, ela nunca leu nenhuma linha de um livro, nem sabia ler, fazia a assinatura com muito cuidado para se perceber em documentos importantes. Não foi com cursos, faculdades, pós-graduação e doutorado, vivia na Madeira e desde muito cedo aprendeu a arte de “cuidar” – era massagista profissional.

Como é que a minha avó liderava? Com os seus valores, princípios e exemplos. Isso também é liderança. Lembro-me de sair à rua com a minha avó e era comum parar imensas vezes porque ela conhecia toda a gente, era uma influente natural, a sua capacidade de escuta do outro era inspiradora. Todos sabemos o poder que pessoas empáticas têm nas nossas vidas, era assim a minha avó. Uma mulher que ouvia histórias e estava sempre disposta para poder contribuir para algo melhor na vida do outro. Acredito muito que para liderar é preciso viver princípios de humanização, isso motiva, cativa e inspira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.