Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo destes anos de trabalho com empresários e líderes tenho acompanhado alguns “pecados” que uso como analogia nas sessões para que seja feita uma maior consciencialização para a mudança.

Sabemos que existem sempre aspetos que podem ajudar nos resultados e na relação com as equipas por isso quero partilhar os 7 pecados capitais que encontro na liderança:

1. Falta de Comunicação

Quando a comunicação não é clara, eficaz, e objetiva gera conflitos, resultados indesejados e desafios por falta de alinhamento.

Priorizar a comunicação aberta, transparente e empática vai ajudar a criar processos mais simples.

2. Falta de Empatia

Muitas vezes são ignorados detalhes nos colaboradores que fazem toda a diferença na motivação e na relação entre Líder e liderado.

Mostrar empatia é ver pequenos detalhes que fazem toda a diferença nas vidas dos colaboradores.

3. Controle excessivo

Controlar excessivamente as tarefas dos colaboradores pode ser muito desconfortável porque há pressão, stress, desconfiança.

Priorizar a confiança, autonomia e delegar as tarefas às pessoas certas, ajuda a criar uma equipa mais focadas e produtivas.

4. Falta de reconhecimento

Todos nós gostamos de ser reconhecidos pelo bom trabalho que fazemos, mas infelizmente encontramos líderes que só manifestam a sua opinião ou “fazem uma breve reunião” quando os resultados não são os desejados. Nos meses que são batidos recordes de “vendas” ou de objetivos, as equipas são esquecidas e não existe nem um obrigada pelo esforço e dedicação.

Celebra as conquistas da tua equipa, reconhece o valor de cada colaborador.

5. Falta de visão

Não ter uma visão clara do futuro pode levar a decisões inconscientes e objetivos pouco claros. É fundamental estabelecer metas e partilhar uma visão inspiradora com a equipa.

6. Resistência a Mudança

Quando há uma recusa em  se adaptar à mudança pode limitar o crescimento e a inovação da equipa. Ficar aberto a novas ideias e promover uma cultura de aprendizagem contínua cria uma liderança mais sólida e ajuda a equipa a ver um bom exemplo.

7. Falta de Desenvolvimento Pessoal

É um erro quem acha que a experiência profissional é só o mais importante ao longo dos anos a liderar uma equipa, sabemos que ajuda a ultrapassar obstáculos, contudo num mercado em constante mudança é preciso mais.

Recentemente contactei um cliente que iniciou um processo de consultoria e coaching para participar num evento sobre networking, o convite aconteceu visto que é empresário e podia promover o seu negócio.  Não sendo  habitual este tipo de abordagens o meu cliente, nem respondeu. No dia que tivermos reunião questionei a sua ausência de resposta e o feedback foi “estava muito ocupado”.

A expressão de “afiar o machado” ajuda bastante nesta questão da aprendizagem continua. Porquê?

Porque na parábola dos dois homens que tinham de cortar árvores o mais rápido possível, ganhou aquele que de vez em quando parava e afiava o machado para cortar mais rápido. O mesmo acontece na liderança, é preciso parar para aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.