Oito Meses depois de Kristin

"As tempestades passaram e a água baixou. Para algumas famílias, no entanto, estes meses não significaram o simples regresso à vida que tinham antes. Significaram aprender a viver com aquilo que conseguiram recuperar, aceitar aquilo que perderam e reconstruir uma rotina num lugar que, durante algum tempo, deixou de parecer seguro."

Tempo de leitura: 5 minutos

Aumenta o texto e o espaçamento e melhora o contraste. Prima novamente para repor.

Oito meses depois das tempestades que atingiram várias regiões do país, a água baixou, as estradas foram reabertas e as imagens de casas inundadas deixaram de ocupar diariamente os ecrãs. As notícias seguiram o seu caminho, substituídas por outras urgências, outros acontecimentos e outras manchetes. Para a maioria de nós, aquela tragédia pertence agora ao passado. Para muitas famílias, porém, foi apenas o princípio de uma reconstrução que ainda não terminou.

Há acontecimentos que duram horas, mas cujas consequências se prolongam durante meses ou anos. Quando a água sobe, tudo acontece depressa. Há famílias a tentar proteger aquilo que conseguem, a procurar um lugar seguro e a abandonar as suas casas sem saber o que encontrarão quando puderem regressar. Depois, começa uma parte menos visível da tragédia: limpar, reparar, substituir o que foi perdido, tratar de documentos, resolver problemas burocráticos e tentar perceber como se começa novamente.

Durante aqueles dias, falou-se de casas afetadas, estradas cortadas, pessoas desalojadas e prejuízos. Mostraram-se ruas transformadas em rios, divisões cobertas de lama e famílias a tentar salvar aquilo que ainda podia ser salvo. É esse um dos papéis da informação perante uma tragédia: mostrar o que está a acontecer e dar-lhe dimensão. Mas os números, por necessários que sejam, nunca conseguem contar tudo.

Perder uma casa não significa apenas perder um espaço físico. Significa perder o lugar onde se construiu uma parte da própria história. Para algumas famílias, essa perda atravessa gerações. Há casas onde os avós viveram, onde os filhos cresceram e onde os netos passaram tardes inteiras. Há fotografias antigas, cartas, móveis e pequenas recordações de valor incalculável. Memórias que sobreviveram durante décadas e que podem desaparecer em poucas horas.

Mas há uma perda menos visível, e talvez mais difícil de explicar: a sensação de segurança.

Uma casa deveria ser o lugar onde terminamos o dia sem pensar no perigo. Depois de uma inundação, essa certeza pode desaparecer. A chuva deixa de ser apenas chuva. Uma previsão meteorológica pode voltar a trazer inquietação. Uma noite de vento pode recordar aquilo que aconteceu meses antes. E regressar fisicamente a uma casa não significa necessariamente sentir que se regressou ao mesmo lugar.

É uma consequência que dificilmente aparece nas imagens de uma tragédia. Uma parede pode ser pintada, um chão pode ser substituído e os móveis podem voltar a ocupar os mesmos espaços. A casa pode parecer recuperada para quem a observa de fora. Para quem lá vive, porém, a reconstrução pode ser também uma tentativa de recuperar a confiança naquele espaço.

É aqui que a distância entre a notícia e a vida se torna mais evidente. A cobertura mediática tem um tempo próprio. Primeiro há o choque, depois os testemunhos, as imagens, a mobilização e a solidariedade. À medida que outros acontecimentos ocupam espaço, a atenção diminui. Não porque a situação tenha ficado necessariamente resolvida, mas porque a informação precisa de avançar.

A vida das pessoas, contudo, não funciona por ciclos de notícias.

Quando as câmaras deixam de estar presentes, continuam a existir famílias a reconstruir, crianças a adaptar-se a quartos diferentes, adultos a reorganizar rotinas e idosos a tentar recuperar o espaço onde passaram décadas. Continuam também a existir processos, despesas, obras e decisões que não cabem numa reportagem de dois minutos.

É por isso que o jornalismo não deve olhar apenas para o momento em que uma tragédia acontece. Há valor em voltar às histórias quando deixam de ser novidade, perceber o que mudou e perguntar o que ficou por resolver. Não para manter artificialmente uma tragédia nas manchetes, mas para acompanhar as pessoas depois de o país ter voltado a olhar para outro lado.

Também a solidariedade merece ser pensada para além dos primeiros dias. Houve vizinhos que ajudaram a retirar lama, famílias que abriram as portas de casa, pessoas que ofereceram bens e comunidades que se mobilizaram para apoiar quem tinha perdido quase tudo. Esses gestos foram importantes e mostraram uma capacidade de entreajuda que muitas vezes só reconhecemos quando somos confrontados com situações extremas.

As tempestades passaram e a água baixou. Para algumas famílias, no entanto, estes meses não significaram o simples regresso à vida que tinham antes. Significaram aprender a viver com aquilo que conseguiram recuperar, aceitar aquilo que perderam e reconstruir uma rotina num lugar que, durante algum tempo, deixou de parecer seguro.

É por isso que algumas notícias merecem ser revisitadas depois de deixarem de ser novidade. O fim da cobertura jornalística não é necessariamente o fim da história. E talvez seja precisamente aí que o jornalismo possa fazer uma das coisas mais importantes: voltar quando já quase ninguém está a olhar.

Partilhe este artigo:

Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, apaixonada pela escrita e pela comunicação. Colabora com o Observador, onde escreve sobre temas de sociedade, cultura e atualidade, procurando incentivar a reflexão e trazer novas perspetivas. Com vontade de crescer e de deixar a sua marca na área da comunicação, acredita no poder das palavras para informar, aproximar pessoas e inspirar novas formas de pensar.

Contraponha!

Discordou de algo neste artigo ou deseja acrescentar algo a esta opinião? Leia o nosso Estatuto Editorial e envie-nos o seu artigo de opinião.