Da Sobrevivência à Vida: a paz de nos conhecermos

"E sentir a profunda paz de ser inacabado, em caminho, comigo e com os outros."

Tempo de leitura: 4 minutos

Aumenta o texto e o espaçamento e melhora o contraste. Prima novamente para repor.

Sei que me habita algo de utopia. Esse outro lugar possível, onde os únicos dias de calendário seriam os celebrativos. Onde se agradece, simplesmente. Todos os outros, destinados a recordar direitos ou necessidades, como a paz, deixariam de existir, por serem irrelevantes. Nesse lugar, haveria pessoas com compreensão de respeito, cuidado, sentido do outro, na dignidade igual em cada rosto humano. 

— Anjos, portanto — dizia-me alguém quando comentava este meu sentir numa conversa. 

Nós, como seres de carne, somos atravessados pela sobrevivência. Nas entranhas das células, em ADN profundo, estão-nos inscritos milhões de anos de adaptação para sobreviver. Luta, fuga ou bloqueio são os mecanismos de reação diante de um perigo. Quando acontece o perigo, perde-se o estado de serenidade. A sobrevivência está em primeiro lugar. E o mais apto dá seguimento à espécie. O mais fraco fica pelo caminho. Isto diz-nos, em resumo, a lógica da sobrevivência. 

Mas não somos chamados à sobrevivência. Somos chamados à vida. Se a sobrevivência é caracterizada pelo modo de defesa, pela possibilidade de ataque, a vida é caracterizada pela paz que convida à construção da comunidade em colaboração. Mas, como avançamos para a consciência da vida?

Um dos caminhos é o do conhecimento. Instintivamente, podemos aprender mecanismos de sobrevivência. Mas, como humanos, aprender a pensar é fundamental para abrirmos horizontes, saindo da pequenez das visões cultural, social, religiosa e espiritual. A expansão da visão exterior pode encaminhar-nos à expansão da visão interior. Quem sou? Como me sinto? Que sonhos tenho? Quando oriento formações sobre relações humanas e espiritualidade, desafio a que se responda a estas perguntas e, em geral, há silêncio, confusão, estranheza. Penso: o desconhecimento leva à reação, ficando no instinto; conhecermo-nos leva à ação, onde a emoção se interliga com a racionalidade. 

O desafio de nos conhecermos é tomar consciência de que também nos habitam  conflitos interiores, entre pulsões, desejos, vontades que nos agitam (até de forma violenta, como ecos de trauma). Conforme a educação, estes conflitos podem ser negados ou reprimidos, levando à paz apodrecida, na qual temas considerados tabu não se tocam em nome de um status pessoal ou familiar. Dar nome, por mais doloroso que possa ser, é caminho de transformação da sobrevivência à vida com paz. 

Para dar nome a esses conflitos internos, é preciso tempo e silêncio. Dedicar tempo e silêncio a conhecermo-nos é fundamental. Na imensidão de informação que vivemos, também muito ruidosa, onde somos drenados pela romantização da capacidade de realizar múltiplos afazeres no mesmo momento, ou de estarmos atentos e opinativos, a todas as polémicas que surgem (sabendo que surgem cada vez mais num curto espaço de tempo), o cansaço apodera-se de nós e entramos em modo de sobrevivência. O cansaço que vivemos socialmente impede a vida, logo impede a paz.

Recordo o que escrevi quando terminei o meu segundo retiro de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola de 30 dias em silêncio.

Que mês cheio de humanidade. Com a ajuda de Deus e do seu profundo amor, o silêncio permite a escuta de gritos abafados e contidos, de sussurros do mais poético ao mais mesquinho, perceber mais um pouco a imensidão de tantos afetos que nos atravessam a vida e deixam mossa, desordenando a existência, mas, quando esta se ordena, acontecem largos passos de crescimento ao tamanho de semente. Muita sombra foi iluminada e vista com olhar de respeito e compaixão. Tanta Luz aconteceu, que me permitiu conhecer um pouco mais de quem é Deus, de quem sou. E sentir a profunda paz de ser inacabado, em caminho, comigo e com os outros. 

A sabedoria de nos conhecermos orienta-nos no caminho a seguir para tomar melhores decisões sobre a existência. Não se trata de nos alhearmos do que nos rodeia, mas de sabermos pensar, refletir e discernir onde é possível verdadeiramente agir para nos humanizarmos individualmente e em comunidade. Isso traz-nos paz. E pessoas pacificadas interiormente serão contributo de paz na família, no trabalho, na cidade, no mundo, tornando-os lugares de compreensão, de respeito, cuidado, sentido do outro, assentes na dignidade igual em cada rosto humano, em amor-próprio e amor ao próximo, em eco cristão de “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. E a utopia da paz, na vida para lá da sobrevivência, vislumbra-se real. 

Partilhe este artigo:

Paulo Duarte,sj – Adjunto do diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa. Interessa-se em compreender a Humanidade, no contributo da busca de sentido e reconciliação, a partir de questões como a corporeidade e a arte, pela dança, relacionando com a espiritualidade e acompanhamento.

Contraponha!

Discordou de algo neste artigo ou deseja acrescentar algo a esta opinião? Leia o nosso Estatuto Editorial e envie-nos o seu artigo de opinião.

Mais artigos da mesma autoria:

Não há mais artigos e gostaste desta escrita? Comenta nas nossas redes sociais e pede mais artigos!

MAIS AUTORES